segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fotografia de Moda- Como conseguir os melhores Resultados! parte2

Olá pessoal estou de volta para continuar a falar-vos de como vencer na fotografia de Moda

Depois de construirmos uma boa equipa, temos a Pós Produção, é tão ou mais importante saber trabalhar em Pós-produção como fotografar bem, ai temos vários programas de edição de imagem para facilitar e ajudar a criar verdadeiras maravilhas, mas o Photoshop da Adobe é o mais conhecido e na opinião da maioria dos fotógrafos o melhor!
Acreditem 50% do resultado final da maioria das fotografias de Moda que circulam pelos outdoors , revistas ou Internet é Photoshop ficando os outros 50% na capacidade de quem fez e pensou a fotografia.
Ora depois de termos os sólidos conhecimentos fotográficos necessários, o material, uma boa equipa de apoio, dos conhecimento de Pós-Produção, precisamos de infra-estruturas, ou seja, um estúdio, não necessita ser propriedade nossa, podemos sempre alugar um, e se tivermos necessidade de o usar várias vezes ao mês, basta propor-mos uma avença mensal aos donos dos estúdio, cá em Portugal já existem estúdios que o fazem o que ajuda quem não pode ou não precisa de ter um estúdio próprio.

Quanto mais vantagens podermos oferecer aos nossos clientes, melhor, eles vão ficar satisfeitos com a possibilidade de lhe podemos oferecer praticamente tudo o que necessitam para a realização de Testes Fotográficos, Books, Catálogos, etc, numa só pessoa e não terem de andar a procura dos vários serviços, isso claro se lhe apresentarmos um bom preço, "Time is Money" e nesta área cada vez mais.

Chegamos a parte menos glamurosa disto tudo, a questão financeira, pois é, tudo o que falamos atrás tem custos certo? O Material custa X, depois conforme vamos crescendo temos de nos actualizar precisamos de material melhor e mais actualizado que vai custar o dobro ou mais do primeiro, depois temos de pagar as pessoas da equipa pelo o trabalho delas, o que tem o custo de y, alugar o estúdio ou montar o nosso custa mais z, como podemos pagar isso tudo nos dias que correm?

Bem cada um sabe do seu valor e quanto deverá pedir pelo o seu trabalho mas ao dar um orçamento a um cliente deveremos ter em conta os seguinte factores:
  1. O valor do nosso Trabalho
  2. O valor do trabalho de cada pessoa da equipa
  3. As deslocações, alimentação e estadia
  4. O tempo a fotografar
  5. O tempo em Pós-Produção
  6. O valor Aluguer do Estúdio ou não
  7. Outras despesas
Temos de ser criativos e tentar com essa criatividade arranjar formas de conseguir chegar ao objectivo final de forma a conseguir obter o maior lucro possível e as vezes é tão fácil fazer coisas diferentes a low-cost. Essa criatividade vai não só fazer-nos ganhar dinheiro no final das contas, mas também destacar-nos de todos os outros fotógrafos num mundo onde a competividade é enorme e feroz, e que muitas vezes não olha a meios para alcançar os fins!
Podemos trabalhar no principio da carreira com uma equipa em regime de TPF (trabalho por fotos ou tempo por fotos), em que damos um CD/DVD com as fotografias a pessoa para poder criar ou acrescentar ao seu portfólio reduzindo um pouco o nosso custo mas claro que ai se levanta a questão moral se nós recebemos porque as outras pessoas não devem receber se trabalharam também.
Resumindo, para vencer no mercado da Fotografia de Moda temos de ser persistentes, criativos, apresentar sempre um trabalho solido e de qualidade apoiado por uma equipa de profissionais, ter o material fotográfico certo para o fazer e mais o importante mais cedo ou mais tarde conhecer as pessoas certos nos sítios certos !!
Espero que tenha sido útil fico a espera do vosso feedback!!

Sem comentários: