quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"Back to Basics"

Olá pessoal hoje vou deixar-vos com algumas definições mais básicas da fotografia mas que são do mais importante que há, vou deixar os preciosismos dos termos técnicos de lado e vou tentar explicar com uma linguagem mais simples possível.
Ora vamos lá:

Obturador: O obturador controla a quantidade de luz que chegará ao filme ou sensor. A principal função do obturador é controlar o tempo que a luz iluminará o sensor ou filme. Nas câmaras o obturador consiste numa cortina que se abre e fecha por um determinado período de tempo, consoante o valor da velocidade escolhido, mas já la vamos.

Diafragma: O diafragma funciona como a Íris do olho humano e é o componente da maquina que vai permitir controlar a quantidade de luz que entra e chega ao obturador e passa dai para o nosso sensor para captar a "fotografia". Valores mais baixo mais luz, valores mais altos menos luz.

Abertura: Mede-se numa escala de valores stop (f) que dependendo das lentes e da maquina pode ir de 1.1 ate 64 na maioria das maquinas, serve para controlar o diafragma bem como ajustar a Profundidade de Campo, quanto mais pequeno for o valor por exemplo f:2.8 mais aberto esta o diafragma e mais luz entra.



Velocidades: É a velocidade que controla o tempo de exposição ou seja o tempo que o obturador está aberto e deixa passar a luz para o filme ou para o nosso sensor. A velocidade do obturador é expressa em segundos ou fracções de segundos: 3", 2", 1", 1/2, 1/4, 1/8, 1/15. Na prática, os fotógrafos abandonam a fracção e tratam a velocidade apenas pelo denominador. quanto maior o valor da velocidade menos tempo esta aberto o obturador.

Velocidades acima de 1/125 servem para "congelar" a fotografia, valores abaixo de de 1/60 servem para efeitos mais artísticos como arrastados ou panning.
Valores de Velocidade mais lentos como o obturador esta mais tempo aberto, servem também para ajudar a termos uma exposição correcta, muito usado em fotografia de arquitectura ou still onde o sujeito que estamos a fotografar esta completamente imóvel.

Uma dica, para velocidades lentas (abaixo de 1/30) é recomendável o uso do tripé ou monopé, para evitar fotos tremidas ou desfocadas.

O mesmo se aplica com velocidade mais elevadas mas com o uso de tele objectivas acima dos 300mm.

ISO: ISO ou ASA como era usado em algumas marcas de rolo significa " Internation Standart Organization"ou "American Standarts Association" e basicamente é o valor que vai determinar a sensibilidade do filme ou sensor a luz. tem uma escala que normalmente vai do 50 ao 1600 sendo que o valor 50 se usa em situações de muito luz ou de luz ambiente razoável e o 1600 em situações de pouca luz, actualmente com o avanço da tecnologia temos já algumas maquina com capacidade de fotografar a 12800 de ISO.

Valores de ISO mais elevados produzem mais grão ou mais ruído digital em que se nota nas fotografias pequenos pontos como se fosse um granulado, por vezes a enganar e a julgar-se a qualidade da fotografia.

Distância Focal: Todas as lentes têm uma distância focal, que é definida como:

A DISTÂNCIA ENTRE A LENTE E O PLANO ONDE SE FORMA UMA IMAGEM NÍTIDA DE UM ASSUNTO COLOCADO NO INFINITO.

Considera-se infinito um ponto muito distante, como por exemplo, o Sol, se pegarmos numa lente e a apontarmos para o Sol, poderemos queimar um papel colocado logo atrás da lente, no ponto em que os raios do Sol, concentrados ao máximo, o queimem. Basta então medir a espaço que separa o papel da lente para encontrar a distância focal desta.
Quase todas as objectivas, mesmo as mais baratas, trazem gravadas no aro externo a distância focal, que poderá estar expressa em milímetros, centímetros ou polegadas, sendo antecedida pela notação f= ou F=: , que poderá estar ausente em alguns casos. Ex.: f = 50mm ou F = 50mm ou 50mm simplesmente. Sabendo-se a distância focal de uma determinada objectiva sabemos se é uma objectiva normal, grande-angular ou teleobjectiva.



Por hoje é tudo, tenho de ir trabalhar abraços e até breve!!

Sem comentários: