Podemos evitar esse efeito, usando uma das seguintes formas.
A forma mais barata e sem acessórios de evitar que isso aconteça é simplesmente apontar o nosso flash para o tecto ou para uma parede branca e a luz que será reflectida pela parede e será mais difusa e mais natural, podemos também criar uma Pala e coloca-la de forma a reflectir a luz que sai do flash, podemos fazer-la a partir de um cartão que tenha um dos lados brancos ou prateado, podemos sempre comprar uma, existem no mercado vários modelos de algumas marcas, custam a volta dos 15/20€, quem se tem destacado mais pela diversidade de acessórios é a Lumiquest.
Ora a seguir vem as sombrinhas, são muito usadas mesmo com as cabeças de flash de estúdio para controlar a luz, e aqui temos dois tipos fundamentais que nos proporcionam ou uma luz mais dura ou uma luz mais difusa, as sombrinhas são um dos meios mais eficazes de controlar onde queremos que a nossa luz ilumine, existem em vários tamanhos, e são também bastante baratas, podemos comprar-las a partir dos 7 ou 8€ para cima dependendo do tamanho e da marca, podemos adquiri-las no Ebay, na loja Niobo e Studiolightworld entre outras.
Depois temos as Sombrinhas Translucidas, são idênticas as sombrinhas brancas mas sem a capa preta o que faz que quando o flash dispara a luz atravessa a superfície branca e perde força tornando-se numa luz bonita e suave, muito semelhante a produzida pelas Softboxes. São usadas entre o flash e o que estamos a fotografar.
Temos ainda as Sombrinhas Prata, que tem um superfície prateada com uma capa preta para evitar que a luz atravesse e se espalhe para onde não queremos, funciona como as Sombrinhas Brancas, ou seja, o flash dispara sobre essa superfície prateada e é reflectida sobre o que estamos a fotografar, diferença para a Sombrinha Branca é que esta produz uma luz muito mais dura e forte.
A Sombrinha Prata é por vezes substituída por uma Sombrinha Dourada em que a superfície em vez de ser prateada é dourada, tornando a luz que é reflectida um pouco mais quente.
Depois das sombrinhas temos as softbox, começam já a surgir no mercado algumas marcas a produzir softboxes para os flashes compactos, com vários tamanhos e feitas de vários materiais.
Grid ou Ninho de abelhas, um Ninho de abelhas, tem a mesma função de um snoot mas o feixe de luz produzido é ainda mais pequeno e concentrado no que queremos iluminar.
Filtros, Gels ou Gelatinas de Cores - Podemos usar estas Gelatinas de Cores para corrigir a temperatura de cor, da mesma forma que usávamos os filtros nas lentes na fotografia analógica, podemos ainda criar efeitos de luz ou simplesmente mudar a cor do nosso fundo, depende da imaginação e criatividade de cada um.
As imagens deste artigo são da minha autoria, ou foram retiradas do site do fabricante, podem carregar em cima delas que vão directamente para o site oficial.
Sem comentários:
Enviar um comentário