sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

"Back to Basics" parte 2

Ola pessoal mais um bocadinho de tempo e estou de volta para acabar o artigo anterior.

Bem depois de ter tentado explicar, O Diafragma, O Obturador, As Aberturas, As Velocidades, os ISO e a Distancia focal, cá vai mais algumas que penso que são fundamentais.

Profundidade de Campo - Chamamos Profundidade de Campo a toda a zona que fica nítida e focada a frente e para trás de onde apontamos o nosso foco, podemos usar-la para criamos diferentes efeitos na fotografia final, podemos usar uma profundidade de campo maior usado uma abertura acima dos f:16 em que fica uma maior da fotografia focada muito usado em fotografia de paisagem e arquitectura, ou podemos usar uma abertura pequena que vai resultar num efeito de "névoa" a volta do sujeito onde apontamos o nosso foco, muito usado em fotografia macro, still e moda, de forma a salientar o que queremos mostrar.

Enquadramentos - Existem basicamente dois tipo de enquadramentos, ao Alto ou Portrait, ou então ao Baixo também chamado Landscape, temos de definir o nosso enquadramento conforme o que vamos fotografar e a forma que queremos que o resultado final seja, por enquadramento entendemos, simplesmente é o que vemos quando espreitamos no visor da maquina, deveríamos pensar bem em como enquadrar as nossas fotografia para na altura do click saírem o mais próximo do resultado final, olhar bem para todos os cantos do visor a ver se não nada mal ou que não deva la estar, se bem, que hoje em dia muitos fotógrafos não ligam a isso, disparam e depois no photoshop enquadram e cortam como acham que fica melhor.

Os Ângulos Diferentes - Não tenham medo de subir a cadeiras ou escadote de se deitarem no chão ou rebolarem para obter novos e diferentes ângulos, fazer ângulos diferentes do que estão habituados, uma boa fotografia não se consegue só de estar de frente para o sujeito que vão fotografar, experimentem, vai dar-vos experiências novas, mais divertimento ao fotografarem, fotografias diferentes e possivelmente algumas dores nas costas, bem se forem como eu pelo menos.

A LUZ - A luz sem a qual não poderíamos fazer fotografia!! Seja ela natural ou artificial é o mais importante para a fotografia sem dúvida alguma.

Bom fico por aqui que isto não pretendo que seja um curso mas sim umas luzes que possam consultar sempre que necessitarem, se tiver perguntas estão a vontade e se quiserem que explique mais alguma coisa em pormenor estão a vontade!!

Sem comentários: