sábado, 21 de fevereiro de 2009

Strobist - Os Básicos! - Parte 3

Bom nesta terceira parte e depois de termos falado de de como disparar os nossos flashes e de algumas formas de modelarmos e controlarmos a luz, vamos falar hoje de como montar o nosso setup de iluminação e os vários acessórios para o fazer.


Bom podemos usar vários acessórios, vou tentar falar dos mais conhecidos e mais usados mas não quer dizer que não existam mais e estejam a vontade de os referir nos vossos comentários.


Vamos começar

Bom o primeiro terá de ser obrigatoriamente os Tripés, e dentro dos tripés temos uma variedade enorme de diferentes modelos.

Temos os Tripés de Mesa, o tripés de mesa são relativamente baratos e são usados em cima de mesas ou outras superfícies onde não necessitamos de colocar um tripé convencional, e muitas vezes mesmo no chão para termos a luz mais baixa para iluminar de forma picada de baixo para cima, podemos comprar um ou simplesmente usar o que vem com o nosso flash, os modelos da Nikon e da Canon já o trazem incluído o que nos poupa alguns trocos.







Temos os Mini-Tripés que são um tripé normal mas em tamanho mais pequeno, muito útil quando queremos por o flash mais baixo mas mais alto que o nível do chão.


Temos os Tripés Convencionais que todos devemos ter pelo menos um, eu tenho um Manfrotto 190x que é bastante robusto e posso usar-lo tanto com a minha maquina ou usar para montar um flash, é uma boa forma de poupar dinheiro pois temos ali um dois em um.


Temos por ultimo os chamados Tripés de Estúdio que permitem montar um flash convencional ou uma cabeça de flash, são mais robusto que os anterior e permitem entre outras coisas por o nosso flash mais alto de forma a obtermos uma luz picada desta vez de cima para baixo, a grande desvantagem é mesmo o peso e o tamanho mesmo encolhidos.


Depois temos os Swivels ou Umbrela Stands que permitem montar os flash nos tripés e servem também para colocarmos as nossas sombrinhas, temos de ter cuidado ao montar pois no orifício onde colocamos as sombrinhas tem uma inclinação e devemos colocar por norma a sombrinha no sentido cima para baixo, tem de ser montados com essa parte do lado do Flash para permitir fazermos inclinações pois e a parte móvel.



Temos um pequeno acessório mas que faz toda a diferença eu só conheço da marca Manfrotto (Ref.119) mas deve haver de outras marcas, é um pequeno espigão que se monta no nosso flash e permite a montagem de um umbrella stand

Temos depois as Superclamps da Manfrotto (ref.035), este acessório serve para montarmos um um flash numa porta num tubo, ou mesmo para montarmos um Magic Arm (Ref.143) para pormos o flash num ângulo ou local onde não conseguimos por um tripé, apesar de parecerem frágil são capazes de aguentar 13kg de peso e são bastante resistentes

O Magic Arm também da Manfrotto (Ref.143) é um braço articulado que nos permite por o nosso flash ou maquina em ângulos e sítios que são praticamente impossível pormos um tripé ou qualquer outra, um exemplo muito simples é pormos uma maquina ou um flash, quando nos permitem, numa tabela num jogo de Basket.

Temos também as Pinças aqui podem comprar algo mais caro como as Justin Spring Clamps da Manfrotto (Ref. 175) ou uma pinças a um preço bastante bom nos chineses, são úteis para nos ajudarem a montar alguns panos para servirem como fundos ou simplesmente como corta fluxos.


Reflectores podemos comprar ou fazer mas o pelo preço de um 5 em 1 hoje em dia, ficamos com um produto mais pratico de transportar pois são dobráveis, mais durabilidade, e de aspecto mais profissional, são quase obrigatórios em todos os kits de iluminação pois são dos melhores ajudantes que podemos ter para modelar a luz ambiente e a dos Flashes (ups isto devia ter sido incluído na parte 2).




Fita Cola Preta dão bastante jeito para esconder fios e outras situações de marcação de sítios.

Cabos de PcSync Macho-Fêmea para fazer extensões quando preciso.

Pilhas Extras para os nossos flashes ou para os triggers.

As imagens são do site do frabricante ou de minha autoria.

Sem comentários: